Você já precisou calcular dias úteis dentro do Excel e teve que quebrar a cabeça para fazer todos os cálculos? As fórmulas de cálculo de data são cruciais no dia a dia de diversas análises, facilitando o registro exato de dias, e aprendê-las pode ser essencial dentro da sua empresa. No post de hoje nós vamos te ensinar como usar as funções =DATADIF e =DIATRABALHOTOTAL como aliadas nos seus projetos! Se você preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:
As funções =DATADIF e =DIATRABALHOTOTAL, são fórmulas muito comuns dentro do Excel, que nos permite calcular dias corridos ou úteis através de datas base dentro das nossas planilhas. Saber como elas funcionam pode te poupar muito tempo nas suas análises, e nós vamos te mostrar o porquê.
Como calcular dias corridos e úteis no Excel:
Vamos supor que você possui um arquivo no Excel onde contém duas planilhas. Na primeira você precisa fazer o cálculo de dias corridos e dias úteis de certos projetos e na segunda você possui uma planilha auxiliar com datas essenciais para seus cálculos.
Cada projeto dessa planilha possui sua data de início e de fim, e é através delas que vamos calcular a quantidade de dias que cada projeto necessitou até o seu encerramento.
Como podemos fazer isso?
Existem jeitos diferentes de calcular os dias corridos através de fórmulas, e uma dela é através da subtração entre a data final e a inicial. Outra forma de calcular é com a fórmula “=DATADIF”, que permite calcular a diferença entre duas datas. No final, as duas possuem o mesmo objetivo, porém com funcionalidades diferentes.
PRIMEIRA FORMA: Subtração
Com a célula selecionada, digite “=” para abrir a fórmula. Em seguida, com seu mouse, clique na data final, digite “-” (menos), clique sobre a data inicial e dê um ENTER.
Essa operação nos permite saber quantos dias se passaram desde a data inicial até a final, porém, caso você precise desse resultado em meses ou anos, essa operação não conseguirá te atender.
SEGUNDA FORMA: Fórmula =DATADIF
Para você que precisa utilizar uma só fórmula para calcular dias, meses ou anos, a =DATADIF é pra você! Sua sintaxe é bem simples:
=DATADIF(data_inicial;data_final;formato)
OBS: é muito importante que você escreva a fórmula exatamente como colocamos acima, pois essa fórmula não aparece automaticamente no Excel como as outras. Ou seja, é uma função escondida do Excel.
Com a célula selecionada, digite “=DATADIF” para abrir a fórmula.
Note que ao digitar “=DATADIF” e clicar no TAB para abrir a fórmula, ela não aparece. Por isso, é necessário digitar “=DATADIF(”.
Ao digitar “=DATADIF(” inicie sua fórmula:
- Para o primeiro argumento, selecione a data início;
- Coloque um ”;” (ponto e vírgula) para ir para o próximo argumento;
- Para o segundo argumento, selecione a data final;
- Coloque um ”;” (ponto e vírgula) para ir para o próximo argumento;
- Abra aspas e digite o comando referente ao formato:
Nós podemos pedir para o Excel retornar o valor da =DATADIF em alguns formatos, como dia, mês ou ano. O terceiro argumento da fórmula é exatamente esse formato, que podem ser feitos com algumas representações, dessa forma:
a) “d”: Nos retorna a diferença de duas datas em dias
b) “m”: Nos retorna a diferença de duas datas em meses
c) “y”: Nos retorna a diferença de duas datas em anos
Portanto, como queremos fazer uma análise da diferença de dias em meses, nossa sintaxe ficará exatamente como na imagem abaixo.
Você já sabia alguma dessas 2 formas de calcular diferença de datas dentro do Excel? Você pode aprender muito mais no nosso Minicurso Gratuito de Excel, não deixe de conferir!
Cálculo de Dias Úteis
Para fazer o cálculo dos dias úteis do seu projeto, é necessário usar a fórmula “=DIATRABALHOTOTAL”. Essa fórmula elimina todos os feriados e retoma exatamente ao número de dias úteis entre duas datas, e para usá-la é muito simples:
Com a célula selecionada, digite “=DIATRABALHOTOTAL” e clique na tecla TAB, para entrar na fórmula.
Após entrar na fórmula:
- Para o primeiro argumento, selecione a data início;
- Coloque um ”;” (ponto e vírgula) para ir para o próximo argumento;
- Para o segundo argumento, selecione a data final;
- Coloque um ”;” (ponto e vírgula) para ir para o próximo argumento;
- Selecione a quantidade de feriados que deseja colocar dessa análise.
OBS: Para selecionar todos os feriados é necessário ir até a aba de “Feriados”, que consta em sua planilha.
Selecione somente as datas (em número) da sua planilha de feriados, com o atalho “Ctrl+Shift+Seta para baixo” e tranque a sua seleção, clicando uma vez sobre a tecla “F4”.
ATENÇÃO: Não se esqueça de forma alguma de trancar sua seleção. Essa ferramenta é muito importante caso você passe sua fórmula para outra célula.
Na sua barra de fórmulas, finalize a fórmula fechando os parênteses e volte para sua planilha principal, de Projetos.
Prontinho! Seu cálculo de dias úteis está feito!
Resumo do Aprendizado:
Agora você já sabe que os cálculos da diferença de dias são muitos úteis para diversas análises do dia a dia, podendo aplica-los em diversos momentos e em diversas áreas. Saber qual operação/fórmula usar em cada situação vai te ajudar muito em diversos projetos! Caso prefira, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:
Curtiu esse artigo? Então dá uma conferida no nosso Minicurso Gratuito de Excel, com ele você vai aprender ainda mais sobre essa e outras fórmulas que vão facilitar ainda mais suas análises. Te vejo lá!
Esperamos que tenha feito sentido pra você!
Um abraço!
Equipe Atuar