Como Colocar em Maiúsculo e Minúsculo no Excel

Ao criar suas bases de dados, planilhas ou até mesmo durante suas análises, você já se viu diante da necessidade de formatar todos os textos em letras maiúsculas ou minúsculas? Embora pareça uma tarefa simples, este é um desafio comum para muitos profissionais iniciantes no Excel ao montar uma planilha. No artigo de hoje, vamos te ensinar como formatar seus textos em maiúsculo e minúsculo, corretamente, de uma maneira super prática! Se você preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:

 

 

 

Formatar os textos das planilhas em maiúsculo e minúsculo é essencial para garantir consistência visual, organização, e clareza, além de facilitar a padronização e evitar erros na interpretação dos dados. Uma formatação adequada melhora a automação de processos e reflete profissionalismo, sendo crucial para apresentações, relatórios e colaborações eficazes.

 

Funções MAIÚSCULA e MINÚSCULA

 

No Excel, as funções MAIÚSCULA e MINÚSCULA são funções poderosas para manipulação e padronização de texto, facilitando a criação de planilhas mais organizadas e profissionais. Essas funções são fundamentais para a limpeza e padronização de dados no Excel, permitindo que você trabalhe com informações mais organizadas e facilite a leitura e interpretação dos dados. Além disso, o uso adequado dessas funções pode melhorar a precisão de funções de busca, comparação e outras operações automatizadas, aumentando a eficiência do seu trabalho com planilhas.

 

  1. Função MAIÚSCULA:

A função MAIÚSCULA converte todo o texto de uma célula para letras maiúsculas, independentemente de como o texto original está formatado. Sua sintaxe é bem simples, é formada apenas pelo nome “Maiúscula” + o texto que se deseja formatar, assim como mostra abaixo:

 

=MAIÚSCULA(texto)

 

Exemplo: Se você tiver o texto “excel é ótimo” na célula A1 e usar a fórmula =MAIÚSCULA(A1), o resultado será “EXCEL É ÓTIMO”, formatando todas as palavras para maiúsculas.

 

 

  1. Função MINÚSCULA:

A função MINÚSCULA transforma todo o texto de uma célula em letras minúsculas, padronizando a formatação de maneira oposta à função MAIÚSCULA. Sua sintaxe também é bem parecida com a função anterior, é formada apenas pelo nome “Minúscula” + o texto que se deseja formatar, assim como mostra abaixo:

 

=MINÚSCULA(texto)

 

Exemplo: Se você tiver o texto “EXCEL É ÓTIMO” na célula A1 e usar a fórmula =MINÚSCULA(A1), o resultado será “excel é ótimo”, formatando todo o texto para letras minúsculas.

 

Mas como vamos fazer isso?

 

Neste artigo iremos usar uma planilha que nos informará sobre alguns alunos, de um determinado curso, acompanhado de seus estados e mês de suas respectivas entradas, repara só:

 

 

Nas colunas “B” e “C” podemos observar que elas estão formatadas em letras minúsculas e maiúsculas, respectivamente. Para podermos organizar melhor essa planilha, o ideal seria que os estados estivessem em letras maiúsculas e os meses em letras minúsculas, e é através das funções “=MAIÚSCULA(texto)” e “=MINÚSCULA(texto)” que iremos fazer isso.

 

Para iniciar a formatação da nossa planilha, vamos começar transformando todas as siglas dos estados de letras minúsculas para maiúsculas. Para isso, vamos digitar a fórmula “=MAIÚSCULA(”, em uma célula em branco, na mesma linha das siglas, assim como mostra na imagem:

 

 

Após digitar a fórmula, clique na tecla TAB, no seu teclado, para entrar na função. Em seguida, o argumento que essa função irá nos pedir será o texto que queremos formatar para maiúsculo, no nosso caso a célula B2, “mg”, selecione-a e dê um Enter.

 

 

Ao confirmar a fórmula, todo o seu texto estará formatado. E para que você não precise reproduzir esta função célula por célula, basta clicar duas vezes no canto inferir direito na célula em que a fórmula foi aplicada.

 

 

Para passar todo esse texto formatado para sua respectiva coluna, basta fazer o seguinte:

  1. Selecione todo o texto formatado: Você pode fazer isso através do atalho “Ctrl+T” no teclado.
  2. Clique em “Ctrl+c” no teclado para copiá-lo.
  3. Vá até a coluna de estado e selecione os estados.
  4. Clique em “Ctrl+Alt+V”. Ao clicar nesse atalho o excel abrirá essa caixa de “Colar especial”. Através dessa caixinha que iremos colar nossos valores com a formatação correta, e para isso basta selecionar a opção valores (assim como mostra na imagem) e dar um “OK”.

 

 

Você já conhecia alguma dessas 2 funções? Você pode aprender muito mais no nosso Minicurso Gratuito de Excel, não deixe de conferir!

 

Agora, quase da mesma maneira que a outra função, vamos transformar os meses de maiúsculo para minúsculo com a fórmula “=MINÚSCULA()”. Para isso basta digitá-la em uma célula em branco, na mesma linha dos meses, assim como mostra na imagem:

 

 

Após digitar a fórmula, clique na tecla TAB, no seu teclado, para entrar na função. Em seguida, o argumento que essa função irá nos pedir será o texto que queremos formatar para minúsculo, no nosso caso a célula C2, “janeiro”, selecione-a e dê um Enter.

 

 

Ao confirmar a fórmula, todo o seu texto será formatado. Para evitar a necessidade de aplicar essa função manualmente em cada célula, basta dar um duplo clique no canto inferior direito da célula onde a fórmula foi inserida.

 

 

Para passar todo esse texto formatado para sua respectiva coluna basta somente repetir o passo a passo da função “=MAIÚSCULA()”, citada acima.

 

Prontinho!

 

Viu como é fácil? As fórmulas MAIÚSCULA e MINÚSCULA no Excel são extremamente úteis para análises porque garantem a consistência e a padronização dos textos, facilitando a leitura, a organização e a interpretação dos dados. Usar essas funções evita erros comuns ao trabalhar com grandes volumes de informação, tornando as planilhas mais profissionais e uniformes. Caso você tenha interesse em aprender sobre essa fórmula no Excel, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:

 

 

 

Gostou do artigo? Então dá uma conferida no nosso Minicurso Gratuito de Excel, com ele você vai aprender o basicão que você precisa para iniciar no Excel e se destacar no mercado de trabalho!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress