Como Criar um Formulário de Registro no Excel

Precisou registrar novos dados em uma base no Excel e gostaria de uma maneira mais prática de fazer isso? Muitos profissionais têm o costume de preencher manualmente, inserindo dados, um por um, em uma determinada tabela. Se esse for seu problema, não se preocupe, nós vamos te mostrar como facilitar esse processo! Se você preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:

 

 

 

Recentemente, nas atuais versões 365 do Excel, foi implantando o recurso “Formulário”, uma função que nos permite facilitar o cadastro de novas informações em uma respectiva base, sem que você tenha que preencher célula a célula, tendo um trabalho maçante e com a possibilidade de cometer um erro.

 

Formulário de Registro

 

A função “Formulário” no Excel nos permite criar um formulário personalizado para entrada de dados em uma planilha. Essa função é especialmente útil quando você deseja facilitar a inserção de dados em uma planilha, tornando-a mais acessível e amigável para usuários que não estão familiarizados com o layout da planilha ou que precisam inserir dados de forma rápida e organizada.

Esse recurso possui um layout simples, onde podemos inserir dados em campos específicos, um de cada vez. Isso pode ser útil para inserir registros em uma tabela de maneira sequencial, sem a necessidade de navegar pelas células da planilha.

 

 

Em resumo, a função “Formulário” no Excel é um recurso muito útil para facilitar a entrada de dados em uma determinada base, inserindo informações de uma maneira mais simples e rápida.

 

Como fazer um Formulário de Registro?

 

Para começar a utilizar a esta função é necessário que você possua uma base de dados estruturada, com as informações necessárias que você precisa preenchê-la.

 

Neste exemplo iremos usar uma planilha de vendas, com Cliente, Produto Comprado, Código da compra, Valor da compra e Data, assim como mostra a imagem abaixo.

 

Antes de usar o recurso formulário é preciso formatar nossa base como tabela, pois, dessa maneira o formulário irá reconhecer nossa base, como uma tabela de registro de informações, facilitando assim, o uso do formulário.

 

A função “Formatar como Tabela” no Excel é uma ferramenta útil para organizar, analisar e apresentar dados de forma eficiente, fornecendo formatação automática para tornar o trabalho com conjuntos de dados mais fácil e produtivo.

 

Para formatar como tabela, selecione a base por inteiro. Você pode fazer isso de algumas maneiras:

a) Clicando sobre a primeira célula “A1” e arrastando até a última “C16”;

b) Clicando novamente sobre qualquer célula e pressionando “Ctrl + Shift + Espaço”.

c) Clicando sobre qualquer célula e dando um “Ctrl+T”;

 

 

Após selecionar sua base por inteiro, vá até “Página inicial” e clique em “Formatar como tabela”.

 

A função formatar como tabela nos permite escolher diversas maneiras de formatação, com cores, filtros, cabeçalhos e muitos outros recursos diferentes. Escolha o que mais se adequa a sua base de dados.

 

Em seguida confira se a seleção dos dados está correta e marque a opção “Minha tabela tem cabeçalhos”, para que sua tabela seja formatada de forma eficaz.

 

E pronto! Sua tabela estará formatada!

 

Caso você tenha ficado com dúvidas sobre como formatar como tabela, clique aqui e aprenda passo a passo sobre essa função tão importante dentro do Excel.

 

Com a sua base de dados devidamente formatada como tabela, podemos inserir a funcionalidade “Formulário” no nosso arquivo de trabalho no Excel.

Atenção!!! Esse é um recurso mais recente da versão 365 do Excel e caso não esteja aparecendo para você, recomendamos que atualize seu Excel para a versão mais atual.

 

Para inserir o formulário em nossa planilha é necessário ir até “Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido”, na parte superior esquerda do Excel (assim como mostra na imagem).

 

A função “Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido” permite aos usuários adicionarem comandos frequentemente usados à barra de ferramentas de acesso rápido, e é deste modo que adicionaremos o “Formulário”, para usar em nossa base.

 

Ao clicar nesta função, vá até “Mais Comandos…”

 

Em seguida, o Excel abrirá uma caixa de opção, e para selecionar o “Formulário” é necessário que você siga os seguintes passos:

 

1) Em “Escolher comandos em:” selecione “Todos os Comandos”.

2) Na caixa de comandos abaixo, procure “Formulário” e selecione-o.

3) Clique em “Adicionar>>”

4) Dê um “OK”

 

 

Tá gostando do artigo? Ao adicionar formulário em uma planilha você poupa MUITO tempo e evita erros com muito mais facilidade! Se você quiser aprender ainda mais sobre essa ferramenta tão preciosa para o mercado de trabalho, confira também o nosso Minicurso Gratuito de Excel!

 

Após adicionar a função “Formulário”, seu ícone também aparecerá na parte super esquerda do Excel.

 

Ao clicar na função, note que ela nos mostra realmente um formulário, com todos os registros que colocamos em nossa base.

 

Uma funcionalidade bem legal, que também podemos observar, é a ordem de registro (1/48), que nos mostra em qual linha aquele registo se encontra. Isso nos ajuda a não nos perdermos nos dados, e para navegarmos por esses registros podemos utilizar a barra de rolagem que se encontra ao lado.

 

Note que, no canto superior direito, encontramos um botão escrito “Novo”. É através desse botão que vamos adicionar novos registros em nossa tabela, sem precisar preencher célula por célula.

 

Ao clicar sobre o botão, ele nos mostra um formulário vazio, onde podemos inserir um novo registro.

 

Insira as informações necessárias, para complementar seus dados e clique em “Novo”, novamente, para adicioná-las na tabela.

 

E prontinho! Seus dados foram inseridos na sua base de dados de uma maneira super rápida e prática, sem que você tenha perdido muito tempo.

 

Resumo do Aprendizado:

 

A inserção de dados manualmente em uma planilha pode ser uma grande dificuldade para muitas pessoas no Excel, e a função “Formulário” pode ser uma grande aliada para nessas horas. Saber como esse recurso funciona vai fazer com que suas análises fiquem muito mais rápidas! Caso você tenha mais interesse em aprender sobre esse recurso do Excel, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:

 

 

 

Gostou do conteúdo? Então dá uma conferida no nosso Minicurso Gratuito de Excel, com ele você vai aprofundar mais ainda seus conhecimentos nessa ferramenta tão requisita nos dias de hoje. Vai perder essa oportunidade? Vem que estamos te esperando!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress