Essa dica vai para você que quer deixar sua planilha com uma formatação diferenciada quando for digitar algum valor! Se você preferir, também pode assistir a esse vídeo:
Na dica de hoje nós vamos aprender um pouco mais sobre formatação condicional, uma função do Excel que permite que suas planilhas mudem sua formatação original sempre que um valor seja MAIOR ou MENOR que o estabelecido. Ao configurar essa função, sua planilha ficará dessa forma de forma automática:
Ou até assim:
Então vamos lá! O primeiro passo é a gente selecionar a coluna onde estará o valor, ir ao menu “Página Inicial” e, do lado direito, iremos selecionar o item “Formatação Condicional”. Se você perceber, o Excel vai te dar várias opções de formatação. Para o nosso exemplo nós iremos usar a primeira, a “Regra de Realce das Células”, e depois “É Maior que…”, como mostra a imagem abaixo:
Logo em seguida o Excel vai mostrar essa caixinha para gente:
Vamos trabalhar em cima dela. No lado esquerdo é o valor que a gente quer que o Excel mude a formatação. No nosso exemplo o valor é maior ou igual a 150.000,00, então usaremos o valor de 149.999,99. Logo que a gente acaba de digitar, antes mesmo de dar o “OK”, o Excel já mudou onde está 150.000,00 ou maior. Se você olhar do lado direito da nossa caixinha, o Excel já vem com uma “pré-formatação” como sugestão, porém, como não é a opção que queremos aqui, iremos clicar na setinha pra baixo (localizada após o textinho) e ir na última opção: “Formato Personalizado”.
Dessa forma, vai aparecer para a gente a caixa de formatação. O primeiro menu é o “Número”, onde podemos mexer no formato do valor da nossa célula (se é dinheiro, horas, porcentagem, etc).
O segundo menu é a fonte, onde podemos mexer na cor, tamanho e estilo da nossa fonte. Seguindo o nosso exemplo, nós queremos que o LUCRO apareça com a fonte na cor verde claro com um fundo verde escuro. Portanto, selecionaremos a cor para um verde clarinho.
O terceiro menu é a borda, onde podemos mexer nas bordas da nossa seleção com relação a tamanho e estilo. No nosso exemplo nós não vamos na borda mexer, mas, depois, recomendamos que você selecione alguma para testar e descobrir como ela funciona.
O quarto e último menu é o preenchimento, onde iremos selecionar a cor de fundo da nossa seleção. No nosso exemplo é um verde escuro, mas podemos navegar e encontrar outras cores se clicarmos no “Mais Cores”.
Após repetir esse passo a passo que fizemos, vamos selecionar a opção de “É menor que” e usar o valor de “150.000,00” (para pegarmos o valor de “149.999,99”) e pronto, finalizamos nossa formatação condicional! Se você quiser testar mais opções na sua planilha, é só repetir esse processo para cada valor.
Como formatar a linha inteira de acordo com o valor de uma célula?
Após finalizarmos nossa formatação condicional, nós vamos formatar a linha inteira de acordo com os nossos valores. O primeiro passo é selecionarmos a linha que vai aparecer o valor, conforme o exemplo abaixo:
Agora, no menu “Página Inicial”, nós vamos no ícone de formatação condicional e selecionaremos a opção de “Nova Regra”. Após isso, irá aparecer um box, conforme a imagem abaixo. Logo em seguida, iremos na última opção “Usar uma fórmula…”. Na caixinha iremos escrever a nossa fórmula — sempre iniciando com o “=” — e iremos na nossa planilha selecionar a célula que irá aparecer o valor. Vamos usar o “>=” e escrever o nosso valor: “150000,00” (sem as aspas duplas e sem o ponto separado, somente a vírgula, senão vai dar erro). Depois é só clicar em formatar e seguirmos os passos do exemplo anterior.
Destravando a célula para a formatação funcionar nas demais linhas
Se você perceber, após finalizarmos nossa fórmula dentro da nossa caixinha, o Excel trouxe para a gente ‘=$D$2>=150000,00, com esse “$” antes do D e do 2. Isso significa que o Excel trancou a nossa célula “D2” e, futuramente, quando a gente copiar esse “formato” para as linhas de baixo, não irá funcionar da maneira que a gente quer. Isso acontece porque como o Excel trancou a célula “D2”, todas as linhas que a gente copiar vão responder à célula “D2”, pois ela está trancada.
Agora pensa com a gente: nosso valor está na coluna D e sempre na coluna D, mudando somente a linha, correto? Então para a gente replicar a nossa formatação condicional, nós iremos modificar somente a linha (o primeiro resultado na D2, o segundo na D3 e assim por diante). Logo, iremos destrancar somente as linhas, para que quando copiarmos para baixo, a formatação que anteriormente estava somente na 2 consiga ir para 3 também. Mas como fazemos isso? Vamos apagar somente o “$” antes do 2, conforme a imagem abaixo e, logo após, formatar. Depois iremos fazer o mesmo passo a passo para o valor “Menor que 150000,00”.
O último passo é selecionar a linha que usamos a nossa formatação condicional e ir no menu “Página Inicial”. Vamos clicar no pincel de formatação — que está indicado na imagem — e selecionar abaixo todas as linhas as quais queremos aplicar a formatação. Após fazer isso, esse é o resultado quando aplicarmos os valores na coluna “Faturamento”:
Agora, sempre que quiser mudar de forma automática uma célula ou a linha inteira de acordo com um valor, já vai estar fera! Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado!
Um abraço!
Equipe Atuar