Como Fazer PROCV Aproximado

Em algumas de suas análises no Excel, você precisou procurar valores aproximados? Muitos profissionais não sabem, mas através do PROCV é possível procurar valores correspondentes não exatos. No post de hoje, iremos te mostrar como é possível procurar valores aproximados através do PROCV, de uma maneira simplificada! Se você preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:

 

 

O PROCV é uma função muito comum no dia a dia de muitos analistas. No entanto, quase sempre ela é usada para procurar valores de correspondência exata no Excel, mesmo possuindo a função de também procurar valores não exatos na ferramenta. Saber como usar esse argumento dentro da fórmula PROCV pode salvar muitas de suas análises.

 

PROCV no Excel

 

O PROCV é uma função no Excel usada para procurar um valor (de cima para baixo e da esquerda para direita) em uma tabela e retornar um valor correspondente em uma outra coluna. É especialmente útil para combinar dados de diferentes tabelas ou para procurar informações exatas ou aproximadas rapidamente.

 

A sintaxe da função PROCV é:

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, número_índice_coluna, [procurar_intervalo])

 

A função é formada pelos seguintes argumentos:

  • Valor_procurado: O valor que se deseja procurar na primeira coluna da matriz_tabela.
  • Matriz_tabela: O intervalo de células que contém os dados. A primeira coluna deste intervalo deve conter o valor que se está procurando.
  • Número_índice_coluna: O número da coluna (dentro do intervalo de células especificado em matriz_tabela) que contém o valor que se deseja retornar.
  • Procurar_intervalo: Selecione FALSO para uma correspondência exata ou VERDADEIRO para uma correspondência aproximada. É um argumento opcional, porém ele que vamos usar para procurar nossos valores aproximados.

 

A função PROCV, observando-a de início, pode parecer muito complicada. No entanto, estamos aqui para te mostrar que ela é muito mais fácil do que aparenta ser. Vamos ver como podemos usar a correspondência aproximada em um exemplo prático?

 

 

Curtindo esse post? Para você que quer iniciar no Excel e aprender sobre fórmulas, funções, operações e muito mais, acesse nosso Minicurso Gratuito de Excel e comece hoje na ferramenta!

 

 

Como vamos fazer isso?

 

Neste exemplo usaremos uma tabela que contém “Nome”, “Altura”, “Peso” e “IMC”, onde queremos descobrir o “Resultado Final”, que é a classificação do peso de cada uma dessas pessoas presentes na tabela.

 

Junto a essa tabela, também possuímos uma matriz tabela onde encontramos os resultados finais baseados em valores de IMC.

 

Para que consigamos classificar os pesos de cada uma dessas pessoas através do IMC, vamos usar o PROCV para procurar, a partir do IMC de cada uma delas, o IMC correspondente na matriz tabela, nos retornando o “Resultado Final”.

 

No entanto, como podemos notar na primeira tabela, nenhum valor de IMC corresponde exatamente aos IMCs presentes na matriz tabela.

 

Visto que os valores não são correspondentes exatos, precisaremos usar o argumento “Procurar_intervalo”, através dele conseguiremos determinar uma procura aproximada.

 

Antes de usarmos diretamente a fórmula, precisaremos nomear um intervalo, nesse caso a nossa “Matriz_tabela”, para que possamos inseri-la na fórmula PROCV.

 

Para fazer isso, selecione o intervalo do “0” ao “Obesidade grave”.

 

Vá até a “Caixa de nome” no lado superior esquerdo do seu Excel, nomeie a tabela e dê um enter.

 

Atenção! Esse nome não pode conter espaços, logo, lembre-se escrevê-lo todo junto.

 

Agora que nomeamos a matriz tabela, podemos dar início à fórmula PROCV.

  • Selecione a célula onde deseja iniciar a fórmula
  • Digite “=PROCV”
  • Clique em TAB para entrar na fórmula

 

 

Seguindo a sintaxe da função, o primeiro argumento que devemos selecionar é o “Valor_procurado”, nesse caso o IMC da respectiva linha onde inserimos a fórmula.

 

Em seguida, o Excel nos pede a “matriz_tabela”, o intervalo de células que contém os dados, nesse caso o intervalo que nomeamos como “TabelaIMC”.

 

  • Digite um “;” (ponto e vírgula).
  • Escreva o nome da “matriz_tabela” e clique em TAB para selecioná-la.

 

 

Após inserir a “matriz_tabela” na fórmula, dê um “;” (ponto e vírgula) novamente e digite o “núm_índice_coluna”, o número da coluna dentro da matriz tabela que contém o valor que se deseja retornar.

 

Como você pode observar na imagem, o número que corresponde ao “núm_índice_coluna” da nossa matriz tabela é o 2 (dois), pois ele nos retorna a coluna dois da matriz tabela, onde se encontram a classificação dos pesos.

 

Para finalizar a função PROCV, o último argumento que ela nos pede é o “Procurar_intervalo”, que é a peça-chave da fórmula, pois é ela que fará a correspondência aproximada dos nossos valores.

 

Como dito anteriormente, esse argumento é o que nos dará a correspondência exata ou aproximada dos nossos valores. E para fazer isso é muito simples, basta clicar em “;” (ponto e vírgula) e selecionar FALSO para uma correspondência exata ou VERDADEIRO para uma correspondência aproximada.

 

Como queremos uma correspondência aproximada, basta selecionar “VERDADEIRO”.

 

Note que ao selecionar “VERDADEIRO” o argumento que é inserido na fórmula é o número “1”, pois ele o corresponde.

 

Para finalizar a fórmula, clique em Enter no seu teclado e pronto, seu PROCV estará feito!

 

Para repassar a fórmula para as demais células, basta clicar duas vezes no canto inferior da célula onde a função foi inserida.

 

Resumo do Aprendizado:

 

O uso do PROCV com valores aproximados, definido pelo argumento “procurar_intervalo” como VERDADEIRO, é útil em situações onde você precisa encontrar a maior correspondência que seja menor ou igual ao valor procurado. E saber como usar o PROCV nessas situações pode torná-lo seu grande aliado nisso, facilitando muito suas análises quando seus dados não forem exatos. Caso você tenha interesse em aprender sobre essa operação no Excel, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do YouTube.

 

 

Curtiu esse artigo? Então não deixe de conferir o nosso Minicurso Gratuito de Excel, com ele você vai iniciar seus aprendizados nessa ferramenta tão preciosa e aprender o básico que você precisa para se destacar no mercado de trabalho!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress