Como Importar Arquivos TXT para o Power BI

Ao importar bases de dados para o Power BI você já se deparou com o desafio de ter que importar um arquivo TXT para dentro da ferramenta? Nessas horas bate até um desespero, não é mesmo? Mas não se preocupe, nesse artigo vamos te mostrar como é simples importar esses arquivos para dentro do Power BI! Se você preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:

 

 

Importar dados corretamente para dentro do Power BI é uma das etapas mais importantes da sua análise, pois ao importar esses arquivos é necessário que eles sejam tratados de forma adequada, para que no futuro, quando esses dados forem usados para compor seus dashboards eles consigam passar as informações corretas.

 

Arquivo TXT

 

Arquivos TXT são arquivos de texto simples que contêm apenas caracteres de texto sem formatação, como negrito ou itálico, e têm a extensão “.txt”. Eles são amplamente utilizados devido à sua compatibilidade com quase todos os sistemas operacionais e programas de edição de texto e geralmente são provenientes de blocos de notas. Esses arquivos são ideais para armazenar informações básicas, anotações, códigos-fonte, logs e arquivos de configuração, sendo fáceis de criar, editar e compartilhar devido à sua simplicidade.

 

No dia a dia das empresas é muito comum que os analistas gerem arquivos em .txt, isso acontece porque em muitas organizações a exportação de arquivos em .csv ou excel seja dificultada na hora de inseri-la em algum sistema. Por isso ter conhecimento de como importar esse tipo de arquivo para uma plataforma como o Power BI é tão importante.

 

No artigo de hoje, iremos te mostrar como esses arquivos também podem ser importados para do Power BI de forma simplificada, pra você entender claramente como eles são inseridos e se comportam dentro da ferramenta!

 

Quer iniciar sua jornada na ferramenta que mais cresce no mercado de trabalho atualmente? Então não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI!

 

Mas como vamos fazer isso?

 

Para importar o arquivo .txt é muito simples, esse processo lembra um pouco a importação de arquivos em Excel, porém contém algumas peculiaridades que precisam de muita atenção para que esse arquivo seja importado de forma eficaz!

 

Com o Power BI aberto na guia “Página Inicial”, vá até “Obter dados” e clique em “Texto/CSV”.

 

Ao clicar em “Texto/CSV” o Power BI abrirá a aba de documentos do seu computador e é nela que você selecionará o respectivo arquivo em .txt.

 

 

Após selecionar o arquivo, o Power BI abrirá esta aba onde ele irá nos perguntar se queremos carregar ou transformar esses dados, porém a ferramenta em si identificará que há um separador de campos dentro desse que arquivo e que antes de importá-los completamente precisaremos esclarecer qual caractere compões esse separador de campos.

 

 

Como você pode observar na imagem abaixo, os dados desse arquivo .txt estão separados por uma barra em pé.

 

A barra em pé é um caractere que não consta como delimitador, logo, para podermos identificá-lo com um separador devemos selecionar o “Personalizado” e inserir o caractere “|” no campo abaixo de “Delimitador”, desta maneira:

 

Atenção! Os separadores podem ser compostos por outros caracteres como ponto e vírgula, vírgula, sinal de igualdade, espaço, entre outros, então fique atento a sua base de dados para que você não preencha os dados de forma errada do Power BI!

 

Note que ao fazer isso, o Power BI já nos mostra uma pré-visualização de como nossa base está dividida.

 

Para que consigamos tratar esses dados antes de inseri-los completamente na ferramenta, vamos clicar em “Transformar Dados”, pois ao clicar nele conseguiremos ver se os dados estão realmente corretos.

 

Ao clicar em “Transformar Dados” o Power BI abrirá diretamente os dados no Power Query. O Power Query é o editor de dados do Power BI, que permite limpar, transformar e carregar dados de uma ampla variedade de fontes.

 

Observe e confira se a sua base precisará de algum tratamento.

 

Se a sua base de dados não necessitar de nenhum reparo assim como a base que estamos usando como exemplo, vamos apenas clicar em “Fechar e Aplicar” e para levar as informações para o Power BI de fato.

 

Após clicar em “Fechar e Aplicar” o Power BI nos levará para sua página inicial novamente e para visualizarmos a base de fato, vamos acessar a aba “Modo de exibição de tabela”.

 

Prontinho!

 

Viu como é fácil inserir e tratar sua base de dados .txt no Power BI? Por mais que seja um arquivo diferente do qual estamos acostumados, trabalhar com ele não é tão difícil quanto parece. Agora que você já aprendeu como importar esse tipo de arquivo para a ferramenta não precisa mais se desesperar quando tiver que lidar com ele. Caso você tenha mais interesse em aprender sobre esse recurso do Power BI, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:

 

 

Gostou do conteúdo? Então confira nosso Minicurso Gratuito de Power BI e vem aprender mais sobre essa ferramenta que vem crescendo cada vez mais no mercado de trabalho. Se diferenciar dos demais é ótimo, né?! Te aguardamos lá!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

 

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress