Como Tirar os “Em Branco” dos Dashboards

Montou um visual no Power BI e, ao atualizá-lo, ele ficou em branco, assim como na imagem abaixo? Então este artigo é para você!

 

 

Caso prefira um conteúdo mais detalhado, você também pode aprender sobre o assunto em formato de vídeo:

 

 

 

Seus visuais estão ficando em branco quando são atualizados no Power BI? Não estão mais aparecendo da mesma forma que antes? Quando um visual fica “em branco” no Power BI, significa que o gráfico, tabela ou qualquer outro tipo de visualização não está exibindo dados. Em vez de mostrar informações ou gráficos, o espaço destinado ao visual fica vazio, sem nenhum conteúdo visível. Isso pode ocorrer por vários motivos, como: falta de dados no conjunto ou exclusão deles por filtros, problemas nos relacionamentos entre tabelas, erros em medidas, problemas de conexão com a fonte de dados, entre outros.

 

No artigo de hoje, vamos mostrar um dos principais problemas identificados: o relacionamento entre os dados e a verificação correta do conjunto de dados, que fazem nossos visuais ficarem com a aparência “em branco” simplesmente pela falta de um dado e por ele não estar relacionado corretamente dentro do Power BI.

 

Visuais “Em Branco”

 

Neste artigo, exploraremos a segmentação de dados, um visual bem simples do Power BI. Isso ajudará você a entender o que está acontecendo, por que está acontecendo e como resolver esse problema de forma mais fácil.

 

Como você pode observar acima, aqui possuímos uma segmentação de dados referente a uma data, neste caso 31/12/2024. Quando filtramos essa segmentação para outra data, no caso da imagem 25/09/2023, note que o “Total Vendido por Produto” fica “Em Branco” e, consequentemente, os gráficos dessa segmentação também ficam em branco.

 

Para descobrir o que está acontecendo, primeiro é necessário analisar e diagnosticar o problema. E, para fazer isso, vamos começar acessando a guia “Modo de Exibição de Tabelas”, onde está localizada a nossa base de dados inicial, a “fVendas”.

 

Como estamos trabalhando com uma segmentação de dados por data, ao analisarmos as datas dessa base, podemos notar que elas começam a partir do dia 01/01/2024 e terminam no dia 31/12/2024, e não de 01/01/2023 a 31/12/2024.

 

Como falamos anteriormente, quando essa segmentação é filtrada para outra data, no caso da imagem anterior 25/09/2023, o visual fica “Em Branco”. E agora, como sabemos que as datas que estão na nossa tabela são somente do ano de 2024, podemos concluir por que esse visual está “Em Branco”.

 

Quando uma data que não faz parte do intervalo de 01/01/2023 a 31/12/2024 é filtrada, os visuais tendem a ficar em branco, pois foi filtrada uma data que não existe em nossa base de dados inicial, no caso, na tabela “fVendas”.

 

Quer iniciar sua jornada na ferramenta que mais cresce no mercado de trabalho atualmente? Então não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI!

 

Para resolver isso, é necessário que você minimize a tabela “fVendas” no canto superior direito do seu Power BI e abra a tabela “Calendário”, que se encontra logo acima.

 

Nela, podemos observar, na barra de fórmulas, que as datas pré-definidas são de 01/01/2023 a 31/12/2024.

 

As tabelas “fVendas” e “Calendário” estão relacionadas dentro do Power BI, e nossa segmentação de dados está diretamente ligada à tabela “Calendário”.

 

Quando vamos atualizar a segmentação, podemos filtrar uma data de 2023, pois ela está contida na tabela “Calendário”, porém, como as datas da “fVendas” começam em 2024 e as tabelas estão relacionadas, o Power BI dá esse erro e deixa os nossos visuais “Em Branco”.

 

Caso você não tenha muito conhecimento sobre relacionamentos dentro do Power BI, clique aqui e assista uma aula completa sobre tipos de relacionamentos.

 

Mas como podemos resolver isso?

 

O cartão “67 Mil Total Vendido” está vindo de uma medida, assim como mostrado na imagem.

 

E, para resolver esse problema, vamos clicar na medida “Total Vendido”, na aba de dados, no canto direito do Power BI.

 

Ao clicar na medida, o Power BI nos dará uma fórmula de soma e, para resolver o “Em Branco”, basta adicionar um “+0” a essa fórmula, assim como mostrado abaixo.

 

E pronto! Ao atualizar sua segmentação, note que o “Em Branco” desapareceu e, no lugar dele, ficará o total vendido daquela determinada data, no caso zero.

 

Resumo do Aprendizado:

 

Os erros “Em branco” no Power BI são mais comuns do que se pode imaginar e eles podem acontecer por diversos motivos como, falta de dados, filtros que excluem dados, problemas nos relacionamentos entre tabelas, entre outros e para resolvê-los é muito simples, revise filtros, dados, relacionamentos, conexões, configurações e se seu caso for como o nosso, adicione o 0 a fórmula de soma. Caso prefira, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:

 

 

 

Se o conteúdo despertou seu interesse, não perca tempo e inscreva-se no nosso Minicurso Gratuito de Power BI. Aprenda mais sobre essa ferramenta fundamental para suas análises! Estamos esperando por você!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress