Já pensou em usar inteligência artificial para gerar dados fictícios para sua planilha? No post de hoje nós vamos te mostrar como usar o ChatGPT como aliado para te ajudar nos seus projetos! Se você preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:
Esse recurso vai te ajudar bastante quando você precisar aprender um novo conceito, uma nova fórmula ou quando você está montando uma base fictícia para um projeto. Ao criar base de dados com o ChatGPT você pode praticar a vontade todos ensinamentos e aprendizados que você tiver no Excel. A partir de agora, chega de ter trabalho manual para montar base de dados!
Com o Excel aberto, vamos desenhar brevemente nossas planilhas com as seguintes informações:
- Data de venda
- Unidade (filial)
- Produto vendido
- Vendedor
- Valor total vendido
Nossas informações ficarão dessa forma:
Logo depois, vamos migrar para o ChatGPT e aprender o básico para gerar um comando e, assim, construirmos a nossa base.
O que é ChatGPT?
Antes de começar a mexer na ferramenta, vamos entender como o ChatGPT funciona. O ChatGPT é uma inteligência artificial na qual gera resultados a partir de qualquer comando feito a ela. É uma ferramenta muito interessante que pode te ajudar a aprender coisas novas e de forma super prática.
Beleza! Agora eu quero gerar uma base de dados com as informações descritas anteriormente pra poder praticar dentro do Excel algumas de suas ferramentas.
Se você estiver gostando desse artigo até aqui, confira o nosso Minicurso Gratuito de Excel e saia do zero na ferramenta mais importante para a análise de dados do mercado!
Gerando base de dados com o ChatGPT
Após abrir o Chat, dê os seguintes comandos: “ChatGPT quero que você crie uma base de dados fictícia no Excel para mim. Essa base deve conter os seguintes títulos: Data de Venda, Unidade (filial) no Brasil, Produto Vendido, Vendedor e Valor Total Vendido. Essa base deve conter 30 linhas.”, dessa forma:
Em seguida ele irá gerar a base de dados. Após criado, o chat vai nos informar que a base fictícia está pronta conforme os nossos comandos. Nós podemos copiar essa base de forma rápida através do “Copy code” no canto direito superior, como mostra a imagem abaixo:
Para colar esses dados no Excel basta clicar em Copy Code, voltar para o Excel, apagar o cabeçalho e dar um Ctrl+V na primeira célula. Pronto! Sua base fictícia já está inserida na sua planilha.
Você pode notar que a nossa base de dados está desformatada, todas as informações estão na coluna A, na linha 2 há uma linha separando o cabeçalho das demais informações, os dados não estão alinhados, etc.
Vamos organizar essa base!
Passo 1) Deletar a linha dois, selecionando-a e dando um Ctrl + Menos.
Passo 2) Selecionar a coluna A para retirar as barras verticais e organizar a planilha.
Passo 3) Ir até a guia Dados e clicar em Texto para Colunas.
Passo 4) Selecione o delimitador “Outros”, escreva ao lado “|” e clique em “Avançar”.
Passo 5) Clique em concluir.
Passo 6) Remova a Coluna A, que será gerada na formatação, com Ctrl + Menos.
Prontinho!
Agora sua base de dados fictícia está formatada e pronta para usar nos seus projetos! Caso prefira, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:
Curtiu o conteúdo? Então dá uma conferida no nosso Minicurso Gratuito de Excel, com ele você vai aprender ainda mais sobre uma das ferramentas mais usadas no mundo quando o assunto é análise de dados. Com o Excel você se diferencia e MUITO dos demais! Bora dar esse pontapé no aprendizado?
Esperamos que tenha feito sentido pra você!
Um abraço!
Equipe Atuar