Fazendo um DASHBOARD no Excel

Você sabe criar um dashboard dentro do Excel? Nesse artigo vamos aprender a montar um DASHBOARD incrível com a fórmula SOMASES e algumas ferramentas do programa. Se você preferir, pode assistir esse vídeo do nosso canal do YouTube:

 

 

No nosso material vamos contar com 3 abas, que são:

 

  • A aba “Dash”, onde vamos construir nosso DASHBOARD;
  • A aba “Base”, onde vamos tirar os dados que vão ser mstrados no dashboard;
  • A aba “Listas”, onde serão feitas as validações de dados para o Dash.

 

A ideia desse dashboard é comparar uma empresa com as demais durante um determinado período, então nosso primeiro passo é construir nossas listas com os anos e as empresas.

 

PRIMEIROS PASSOS:

Vamos começar selecionando a célula que vai entrar a lista de anos, que é a A6. Depois disso vamos no menu DADOS, na área FERRAMENTAS DE DADOS, e selecionamos a validação de dados (ícone com um certo e errado), como mostra a imagem abaixo. Depois de clicar, uma caixa de diálogo vai abrir, e nós vamos trocar onde está “Qualquer valor” para “Lista

 

 

Feito isso, na nossa caixa da validação vai aparecer um input chamado FONTE. Para selecionar os dados que aparecerão na lista, clicaremos nessa caixa e iremos na nossa aba de “Listas”. Dentro da aba “Listas” nós selecionaremos de 2014 até 2018, e a caixa de validação de dados ficará dessa maneira, como mostra a imagem:

 

 

Agora é só apertar o OK, e nossa lista de anos está feita!

 

Faremos o mesmo para as empresas. Para fazer a validação das empresas dentro da aba “Dash”, selecionaremos a célula A8 e faremos o mesmo procedimento. Nós só selecionaremos a EMPRESA 1, na aba de listas, na hora da fonte. Já na célula A10, vamos selecionar da EMPRESA 2 até a EMPRESA 5. Ao fazer isso, vamos finalizar nossas listas comparativas e partir agora para a construção das visualizações com a fórmula SOMASES.

 

Agora vamos vincular o nome das empresas às duas células para automatizar a criação do nosso dashboard.

 

Faremos isso da seguinte maneira:

Na aba Dash, ao lado do “mês” (D4), vamos apertar o = e depois clicaremos na célula A8 (repare que aparecerá o resultado 0 até a gente ir na nossa lista e escolher EMPRESA 1). Faremos isso novamente para a célula E4:

  • Clicaremos na célula E4
  • Apertaremos o =
  • Clicaremos na A10 (repare que aparecerá o resultado 0 até a gente ir na nossa lista e escolher EMPRESA 3).

 

Quando mudarmos as empresas, nossas células que estarão atrás do gráfico mudarão também, como mostra a imagem:

 

 

Na célula D5 escrevemos =SOMASES(, e o primeiro argumento que o Excel nos pede é o “intervalo soma” (células que contém os valores que desejamos somar), que será a coluna D da aba “Base”.

 

A segunda parte da fórmula será a coluna A da aba “Base”, que é onde ficam as empresas, e a célula D4 . Ou seja, nesse momento estamos falando para o Excel: “Soma todos os valores na coluna D, que correspondam à Empresa 1 na coluna A”.

 

 

A terceira parte da fórmula será a coluna C da aba “Base”, que é onde ficam os anos e a célula A6. Ou seja, nesse momento estamos falando para o Excel: “Soma todos os valores na coluna D, que correspondam à Empresa 1 na coluna A e que correspondam ao ano selecionado na coluna C”.

 

 

A quarta parte da fórmula será a coluna B da aba “Base”, que é onde ficam os meses e a célula C5 . Nesse momento estamos falando para o Excel: “Soma todos os valores na coluna D, que correspondam à Empresa 1 na coluna A e que correspondam ao ano selecionado na coluna C e que correspondam ao mês de cada linha da fórmula na coluna B”.

 

 

Agora basta copiar e colar a fórmula para cada célula do intervalo de D5 a E16. Esse será nosso resultado:

 

 

Agora vamos inserir nosso gráfico de acordo com as informações que criamos com nossas fórmulas.

 

O primeiro passo é clicar em qualquer lugar da nossa tabela criada e pressionar CTRL+T para selecionamos tudo. Após isso, clicaremos no menu INSERIR na área de gráficos, iremos no botão de gráfico de linha (conforme mostra imagem abaixo) e escolheremos o gráfico de  “Linha com marcadores”:

 

 

Para começarmos a formatar nosso, clicaremos no gráfico (fora da parte das linhas) e usaremos o “+” que fica à direita. Após clicar no sinal de “+”, tiraremos as “linhas de grade”, desmarcando o checkbox:

 

 

Para alterar o título do gráfico, basta dar um duplo clique em cima de TÍTULO DO GRÁFICO e renomear para FATURAMENTO – COMPARATIVO DE EMPRESAS.

 

 

Para editar as linhas e os marcadores, clicamos com o botão direito em cima de cada linha. Feito isso, clicaremos em PREENCHIMENTO e depois em ESTRUTURA DE TÓPICOS, mudaremos a cor para um cinza um pouco mais escuro (a cor fica a sua preferência) e depois faremos isso para segunda linha com um cinza mais claro.

 

 

Agora vamos adicionar os RÓTULOS DE DADOS, que são as informações que ficam dentro do gráfico. Faremos isso clicando no ícone “+” do lado direito, e marcando o checkbox de RÓTULO DE DADOS. Para trocar as unidades do nosso gráfico, clicaremos com o botão direito no eixo à esquerda, onde está de “0 – 350.000”, e depois em FORMATAR EIXO. Dentro do menu de edição no canto direito do seu Excel, pesquisaremos por UNIDADE, e trocaremos de NENHUM para MILHARES, mudando a aparência do gráfico para:

 

 

Para finalizar a edição, clicaremos nos números que estão na linha mais escura, e no nosso menu na lateral, dentro de POSIÇÃO DO RÓTULO, selecionaremos CENTRO. Após isso, clicaremos no menu PÁGINA INICIAL, selecionaremos o baldinho e pintaremos da mesma cor da linha. Vamos mudar a cor da fonte para branca.

 

Agora para os  números da segunda linha, vamos posicioná-los na parte de baixo e clicaremos nos números da linha abaixo, nosso menu na lateral, dentro de POSIÇÃO DO RÓTULO. Selecionaremos ABAIXO. Feito isso, colocaremos a fonte em negrito para destacar o texto, tendo esse resultado:

 

 

Para ver seu dashboard funcionando, basta trocar o ano e as empresas!

 

Se você quiser mais conteúdo sobre Excel, preparamos uma aula super completa sobre tabela dinâmica para você!

 

 

Agora você pode montar dashboards nas suas planilhas quando quiser!

Esperamos que tenha ajudado!

 

Um abraço!

Equipe Atuar

 

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress