A fórmula SE é uma das mais usadas no Excel, tanto de forma pessoal quanto de forma profissional. Nesse post vamos te ensinar como usar a fórmula SE.
Mas como funciona a fórmula SE?
Nós queremos que o Excel retorne pra gente um valor a partir de um teste lógico; se o teste for positivo ele retorna “X” e, se for negativo, ele retorna “Y”. Você também pode ver nesse vídeo aqui embaixo:
No nosso exemplo temos as colunas com os setores da empresa, a receita e a despesa de cada setor. A gente quer que apareça “LUCRO” ou “PREJUÍZO” nas células da coluna resultado com nossa fórmula SE. Dessa forma, nosso teste lógico é que se a Receita for maior que a Despesa, o Excel deve escrever “LUCRO” e, caso seja menor, escrever “PREJUÍZO”.
Agora vamos para a prática!
Vamos selecionar a primeira célula vazia da coluna Resultado, apertar o “=” (igual) e depois escrever “SE”. Notem que o Excel dá uma lista com várias fórmulas de acordo com o que escrevemos. Como a nossa é a “SE”, vamos apertarmos a tecla “TAB” ou apenas colocar o “(“ (abrir parênteses), para seguirmos.
O próximo passo é o nosso teste lógico. Nota que o Excel já nos dá um escopo da fórmula que vamos fazer logo abaixo da célula que estamos escrevendo a fórmula SE. Os passos em negrito são do nosso teste lógico, que é: se a receita do setor for maior que a despesa, o valor verdadeiro tem que aparecer “LUCRO”, se não, “PREJUÍZO”.
Sendo assim, selecionamos a célula da receita (se a gente quer que seja maior, usamos o sinal de maior “>”) e depois selecionamos a célula da despesa. Feito isso, colocamos um ponto e vírgula para irmos pro próximo passo dentro da fórmula, conforme a imagem abaixo:
O terceiro passo é a gente dizer para o Excel caso nosso teste lógico for verdadeiro, o que a gente quer que ele retorne (nesse caso “LUCRO”). Percebe-se que dentro da fórmula nós escrevemos o texto dentro de aspas duplas: isso é necessário para que o Excel entenda o que ele vai retornar para a gente. Sem essas aspas ele entende que é uma fórmula dentro de outra fórmula, beleza?
Depois disso, vamos colocar o ponto e vírgula para irmos para o valor caso o teste lógico seja negativo, e faremos da mesma forma que antes, conforme a imagem abaixo:
E assim vai aparecer nosso primeiro resultado:
Para usarmos essa fórmula em todas as linhas, sem precisar escrever uma a uma, vamos fazer o seguinte:
- Vá com o cursor do mouse até o quadradinho no canto direito inferior da célula que contém a fórmula
- Dê um duplo clique
Se a sua tabela for igual a nossa, com linhas de cores diferentes, vamos no mesmo lugar, pressionar com o botão direito do mouse e arrastar até a última célula que a gente precisa. Após isso, solte. O Excel nos dará uma lista com algumas opções: iremos selecionar a opção “Preencher sem formatação”. Pronto! Sua tabela agora está com os resultados esperados e seu teste lógico ativo!
Resumo do nosso aprendizado:
Viu como é prático e efetivo usar a fórmula SE? Mas você percebeu que na nossa tabela os resultados estão com cores diferentes? Isso acontece porque nós utilizamos uma formatação condicional além da fórmula SE.
Vamos deixar aqui embaixo um vídeo explicando direitinho como usar a FORMATAÇÃO CONDICIONAL para que você também aprenda a mesclar essa formatação junto da fórmula SE!
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado e que você possa usar bastante essa fórmula tão cobrada no mercado de trabalho!
Um abraço!
Equipe Atuar