Power BI não Aparece as Dicas de Fórmulas | Como resolver

Provavelmente, em suas análises dentro do Power BI, você já enfrentou situações em que as dicas de fórmulas simplesmente desapareceram, não é mesmo? Parece um problema complexo, mas isso pode acontecer com muita frequência em diversas análises no Power BI. No artigo de hoje, nós vamos te ensinar a resolver esse problema de uma maneira simples e rápida para você não se desesperar mais quando suas dicas de fórmulas sumirem. Se você preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:

 

 

 

Estas dicas de como elaborar fórmulas são cruciais para guiar os analistas na criação de expressões complexas para lidar com dados. Contudo, é frequente que essas indicações sumam em certos momentos, o que pode gerar frustração e dificuldade para os analistas, já que ficam sem um roteiro claro para seguir ao desenvolver suas fórmulas.

 

Dicas de Fórmulas

 

As dicas de fórmulas no Power BI são mensagens contextuais que fornecem orientações e sugestões sobre como usar funções e expressões dentro da ferramenta. Elas são projetadas para ajudar os usuários, especialmente aqueles que estão menos familiarizados com a formulação das funções ou com as peculiaridades do Power BI, a entender melhor como escrever e estruturar fórmulas de maneira eficaz.

 

Imagine o Power BI como uma caixa de ferramentas repleta de recursos poderosos para manipular e visualizar dados. Dentro dessa caixa, você tem uma variedade de funções e expressões que podem ser combinadas de várias maneiras para realizar análises complexas e extrair insights valiosos dos seus conjuntos de dados. No entanto, assim como em uma caixa de ferramentas física, pode ser um pouco confuso no início saber qual ferramenta usar para cada tarefa específica.

 

É aqui que entram as dicas de fórmulas. Elas são como guias úteis que estão sempre ao seu lado enquanto você trabalha no Power BI, oferecendo sugestões sobre como estruturar suas fórmulas para alcançar os resultados desejados. Porém, como citamos anteriormente, essas fórmulas tendem a sumir em certas situações, gerando dúvidas e incertezas de como prosseguir na formulação dessas funções. Para entendermos melhor como podemos resolver este problema, vamos usar a seguinte base de dados como exemplo:

 

 

 

Para adicionar uma nova fórmula nessa base de dados é necessário que você crie uma nova medida ou uma nova coluna. Neste exemplo, nós vamos te mostrar como você pode adicionar uma fórmula a uma nova medida, mas não se preocupe, para adicionar também a uma nova coluna o passo a passo é praticamente o mesmo, e se você quiser aprender a fundo sobre como adicionar outras fórmulas a uma nova coluna clique aqui e aprenda em vídeo!

 

Mas como vamos fazer isso?

 

Com a base de dados aberta dentro Power BI, entre na guia “Ferramentas de tabela” e clique em “Nova medida”.

 

 

O recurso “Nova Medida” no Power BI nos permite criar novas medidas calculadas com base nos dados disponíveis nos nosso conjunto de dados. Essas medidas podem ser personalizadas de acordo com suas necessidades analíticas específicas. Nesse caso, nós queremos descobrir o total faturado, pois como você pode notar na base de dados acima, nessa tabela possuímos uma planilha de venda de vários produtos. Note que em uma das colunas temos o valor vendido dos produtos, logo, para descobrir o total faturado é necessário usar a fórmula “=SUM()”.

 

A fórmula “=SUM()” é uma função que permite calcular a soma dos valores em uma coluna específica de dados. Porém, quando a digitamos na barra de fórmulas, note que as suas “dicas” não aparecem.

 

 

Essas dicas de fórmulas são importantes porque tornam a criação de fórmulas mais fáceis, eficientes e menos propensas a erros, ao mesmo tempo em que incentivam a exploração e aprendizado contínuos das capacidades da ferramenta.

 

Para resolver esse problema existem duas maneiras, se liga!

 

Tá curtindo esse artigo até aqui? Não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Fórmulas DAX se você quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos nessas fórmulas tão preciosas do Power BI.

 

1ª Maneira:

 

Você iniciou sua fórmula e nela não apareceram as dicas? Adicione um colchete “[” e apague-o logo em seguida.

 

Pronto! Ao Apagar o colchete você terá suas dicas novamente.

 

2ª Maneira:

 

Se você tentou da primeira maneira e mesmo assim suas dicas não voltaram a aparecer, desse jeito aqui é certo elas voltarem, repara só!

 

Selecione a fórmula inteira e apague-a.

 

Após apagá-la, digite o número “1” e dê um “Enter” (você pode digitar qualquer outro número também, porém, indicamos que seja este número pois após confirmá-lo o Power BI adota o valor da medida como um, teoricamente sua fórmula valerá este valor agora).

 

Atenção!!! É importante que seja um número, pois se você digitar uma letra poderá abrir outra operação.

 

 

Após o Power BI adotar este valor como medida, apague-o e retorne a escrever a fórmula “=SUM()”.

Prontinho! Suas dicas de fórmula estarão de volta!

 

Resumo do Aprendizado:

 

As dicas de fórmulas no Power BI são como um assistente inteligente que está sempre pronto para oferecer conselhos e orientações enquanto você trabalha com seus dados. Elas ajudam a simplificar o processo de escrita de fórmulas e a garantir que você esteja utilizando as funções corretamente, por isso é muito importante que elas sempre estejam visíveis para te auxiliar nas suas análises. Caso você tenha mais interesse em aprender sobre esse recurso do Power BI, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:

 

 

 

Curtiu esse artigo? Não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI para aprender mais e mais sobre essa ferramenta que tanto cresce no mercado de trabalho! Nos vemos lá!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

 

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress