Que tal criar um atalho extremamente útil para redefinir todas as segmentações do seu dashboard? Muitos analistas não sabem, mas existe uma maneira rápida de visualizar seu dashboard do início, sem nenhum filtro aplicado, tornando a análise dos dados muito mais ágil. No artigo de hoje vamos te mostrar como fazer isso de uma maneira super prática! Se preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:
Pode parecer simples, mas muitos profissionais hoje em dia, para voltar ao estado inicial de seu dashboard e visualizar os dados sem filtros, acabam limpando manualmente cada filtro, um por um, até que todos estejam removidos.
Embora essa abordagem seja básica, ela pode dificultar algumas análises devido à demora ou à possibilidade de algum filtro não ser removido corretamente.
Quer iniciar sua jornada na ferramenta que mais cresce no mercado de trabalho atualmente? Então não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI!
Botão de Limpar Filtros
Antes de adicionar qualquer botão ao seu dashboard é necessário que você adicione o ícone que corresponderá a esse botão. Caso você não saiba como adicioná-lo, clique aqui e aprenda como fazer isso em segundos!
Agora que você já sabe como adicionar uma imagem ou um ícone que irá se transformar em um botão, garanta que seu dashboard esteja limpo, sem nenhuma segmentação selecionada.
Se seu dashboard já estiver limpo de filtros, assim como mostra na imagem, já podemos começar!
Para construir esse botão é necessário selecionar a opção indicadores. E para fazer isso vá até a guia “Exibição” e em seguida clique em “Indicadores”.
Os indicadores no Power BI funcionam como uma “fotografia” do cenário que você deseja mostrar no seu dashboard. Eles permitem que você salve uma configuração específica de dados que quer destacar.
Essencialmente, é como dizer ao Power BI: “Toda vez que eu quiser limpar os filtros, você vai utilizar o indicador para exibir essa configuração.”
E para configurar esse indicador é muito simples.
Após clicar em “Indicadores”, o Power BI abrirá uma caixa para configuração do lado direito da sua ferramenta. Com ela aberta, clique em “Adicionar” para adicionar um indicador.
Com o indicador adicionado, o renomeie clicando duas vezes sobre o seu texto.
Após o indicador ser renomeado, clique sobre o ícone de filtro no dashboard e vá até “Formato”, no canto direito do Power BI.
Com a aba “Formato” aberta, vá até “Ação” e ative-a.
Ao ativá-la, selecione Indicador na caixa de “Tipo” e Sem filtros na caixa de “Indicador”.
Após fazer isso clique do lado de fora da aba de “Formatos” para confirmar a ação aplicada.
Com a ação aplicada, ative alguma segmentação do dashboard para que você possa testar o filtro de limpeza.
Com a tecla “Ctrl” pressionada, clique sobre o filtro de limpeza e veja a mágica acontecer!
Prontinho!
Viu como é simples adicionar um filtro de limpeza no seu dashboard? Com essa dica, seu trabalho será muito facilitado, e você não precisará limpar cada filtro individualmente, evitando o risco de esquecer algum e prejudicar suas análises. Caso você tenha mais interesse em aprender sobre esse recurso do Power BI, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:
Curtiu o conteúdo? Não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI e aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre essa ferramenta tanto cresce no Brasil e no mundo. Se destacar é sempre bom, né? Estamos ansiosos para te ver lá!
Esperamos que tenha feito sentido pra você!
Um abraço!
Equipe Atuar