Como Criar QR Code no Excel

Precisou deixar suas planilhas mais interativas adicionando QR Codes, mas não sabia se era possível? Se era exatamente isso que você estava procurando, este artigo é pra você! A princípio, quando pensamos em adicionar QR Codes em planilhas, já bate um desespero sobre como iremos fazer isso, não é mesmo? Mas não se preocupe, vamos te ensinar a inseri-los de uma maneira super rápida e prática! Se você preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:

 

 

 

O uso de QR Codes em planilhas pode ser extremamente útil em diversas situações, proporcionando praticidade e eficiência na gestão de dados. É uma maneira eficaz de otimizar processos, facilitar o acesso à informação e melhorar a eficiência operacional em diversas áreas, e tudo isso ainda tornando suas análises mais interativas, tanto para você, quanto para as outras pessoas que terão acesso às suas planilhas.

 

QR Code

 

QR code (sigla para “Quick Response code” ou “Código de Resposta Rápida”) é um tipo de código de barras bidimensional que pode ser facilmente lido por dispositivos eletrônicos, como smartphones e scanners. Ao contrário dos códigos de barras tradicionais, que são unidimensionais e contêm informações apenas na horizontal, os QR codes armazenam informações tanto na horizontal quanto na vertical, permitindo uma capacidade de armazenamento de dados muito maior.

 

Em suas características principais podemos destacar:

Formato: Composto por uma matriz de pontos em um formato quadrado, podendo incluir até 4.296 caracteres alfanuméricos

Rapidez de leitura: Podendo ser rapidamente escaneado

Versatilidade: Podendo armazenar diversos tipos de dados, como URLs, texto, contatos, e-mails, localização geográfica, entre outros.

 

Usá-lo em suas análises pode trazer uma série de vantagens em diversas áreas competitivas, como Marketing, Pagamentos e Finanças, Educação, Saúde, Logística e muito mais.

 

Para ler um QR code, é muito simples, você precisa apenas de um dispositivo com câmera que possua um software de leitura de QR code, que pode ser tanto um aplicativo específico, quanto a função integrada no sistema operacional do dispositivo (leitura de QR Codes já embutida na câmera). Quando o QR code é escaneado, o dispositivo interpreta os dados codificados e realiza a ação correspondente, como abrir um link, mostrar um texto, ou adicionar um contato.

 

Curtindo até aqui? Se você quiser começar nessa ferramenta tão preciosa, aprendendo suas principais funções iniciais, não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Excel!

 

 

Mas como podemos adicioná-lo na planilha?

 

Para começar o passo a passo de como adicionar QR Codes em nossas planilhas, é importante que você já tenha em mente qual dado será inserido no código. Com o dado escolhido, coloque-o em uma célula do Excel, assim como mostra a imagem abaixo.

 

 

 

1º Passo: Com o dado separado em uma célula, vá até a guia “Desenvolvedor” e clique em “Suplementos”. Os suplementos do Office, no contexto do Excel, são complementos ou add-ins que ampliam as funcionalidades do programa. Esses suplementos podem ser desenvolvidos pela Microsoft ou por terceiros e servem para automatizar tarefas, adicionar novas funcionalidades, ou integrar o Excel com outros serviços e ferramentas.

 

 

2º Passo: Após abrir a aba de suplementos, vá até “Loja”. A loja de Suplementos do Office é uma plataforma integrada dentro dos aplicativos do Microsoft Office é onde os usuários podem encontrar, adquirir e instalar suplementos (add-ins), e é a partir dela que iremos adicionar o QR Code.

 

 

3º Passo: Vá até a barra de pesquisa e escreva “QR Code”. Ao pesquisar, a loja te oferecerá diversas opções de QR Code, na qual você poderá escolher a que mais se encaixa com a sua análise. Nesse artigo, iremos adicionar a “QR4Office”, assim como mostra a imagem, mas você pode ficar à vontade para explorar os outros suplementos.

 

 

4º Passo: Após clicar em “Adicionar”, o Excel exibirá uma breve mensagem dos Termos de licença e Política de privacidade, para prosseguir basta clicar em “Continuar”.

 

 

5º Passo: Depois de “Continuar”, o Excel abrirá essa aba no canto direito. Essa aba do suplemento “QR4Office” te permitirá personalizar seu QR Code para depois inseri-lo em sua planilha. O link que separamos anteriormente você poderá inserir na caixa de link assim como mostra a imagem.

Após inserir o link, você poderá personalizar seu QR Code da maneira que desejar, substituindo sua cor, tamanho, formato de URL, background e muito mais.

 

 

 

6º Passo: Terminadas as personalizações, clique em “Insert” para inserir o QR Code em sua planilha.

 

 

Prontinho! Seu QR Code estará inserido em sua planilha!

 

 

Curiosidade! Você também pode copiar esse QR Code para colar em outras plataformas como, Whatsapp, Word, PowerPoint e muito mais, podendo tornar o compartilhamento desses dados ainda mais fácil!

 

Resumo do Aprendizado:

 

O QR Code pode ser um grande aliado para deixar suas planilhas e análises mais interativas, fazendo a ligação de dados externos com os dados de suas análises, facilitando ainda mais o entendimento das planilhas tanto para você, quanto para outras pessoas. Caso você tenha mais interesse em aprender sobre esse recurso do Excel, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do YouTube:

 

 

 

Gostou do conteúdo? Então dá uma conferida no nosso Minicurso Gratuito de Excel, com ele você vai aprofundar mais ainda seus conhecimentos nessa ferramenta tão requisita nos dias de hoje. Não perca essa oportunidade! Estamos te esperando!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress