Como Organizar Gráficos por Dia da Semana no Power BI

Ao montar gráficos no Power BI, você já precisou organizá-los de acordo com os dias da semana? Isso pode parecer uma questão fácil de resolver, mas muitos profissionais ainda possuem muitas dúvidas na hora de montar esses gráficos e organizá-los da maneira correta. No artigo de hoje, vamos te ensinar a maneira mais simples de organizar seus gráficos sem que você cometa erros! Se você preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:

 

 

 

Organizar os gráficos por dias da semana é importante por diversas razões, especialmente quando se trata de análise de dados temporais. É uma ótima opção para analisar tendências semanais, comparar desempenho, obter insights e muito mais. Ao utilizá-los, você pode ter uma compreensão mais profunda do comportamento dos seus dados e tomar decisões mais informadas através das suas análises.

 

Gráficos no Power BI

 

Gráficos no Power BI são ferramentas visuais que transformam dados complexos em insights compreensíveis. Eles oferecem vários tipos, como gráficos de barras, linhas e pizza, permitindo análises diversificadas. São altamente interativos e personalizáveis, conectando-se a múltiplas fontes de dados e atualizando-se em tempo real. Gráficos podem ser combinados em dashboards e relatórios, facilitando a análise detalhada e a visão geral. Eles suportam funcionalidades avançadas, como análises estatísticas, e são essenciais para a tomada de decisões informadas e colaborativas.

 

No artigo de hoje, iremos trabalhar com gráficos de colunas para facilitar seu entendimento na hora de organizá-los de acordo com os dias da semana.

 

Mas como vamos fazer isso?

 

Para iniciar a criação do gráfico de colunas, é necessário que você importe sua base de dados para dentro do Power BI. Caso você não saiba como importar arquivos para dentro da ferramenta, clique aqui e aprenda como adicionar diversos tipos de arquivos para dentro do seu Power BI.

 

Ao importar sua planilha para o Power BI, ela abrirá diretamente no Power Query. O Power Query é o editor de dados do Power BI, que permite importar, limpar, transformar e carregar dados de uma ampla variedade de fontes. Através dele, vamos configurar nossos dados para podermos organizá-los de acordo com os dias da semana.

 

 

 

Para ordenar esses dados em um gráfico de colunas será necessário criar uma nova coluna com os dias da semana.

 

Para isso, com a coluna “Dt_Venda” selecionada, vá até a guia “Adicionar Coluna” e clique em “Data”.

 

 

Ao clicar em data, o Power Query te oferecerá diversas opções, porém, como queremos organizar nosso gráfico por dias da semana, direcione seu mouse até “Dia” e clique e “Dia da Semana”.

 

 

Ao selecionar “Dia da Semana” o Power Query criará instantaneamente uma nova coluna com os dias da semana classificados por seus respectivos números, como você pode observar na imagem abaixo.

 

 

Para visualizarmos os dias da semana escritos por extenso, basta repetir o passo a passo anterior alterando a data de “Dia da Semana” para “Nome do dia”, como mostra na imagem a seguir:

 

 

Ao fazer isso, criaremos mais uma coluna, porém, com os dias da semana escritos por extenso.

 

 

Com as novas colunas inseridas, volte a página inicial e clique em “Fechar e Aplicar”. Ao fazer isso nossos dados serão confirmados no Power BI para que possamos montar e ordenar nosso gráfico de colunas.

 

 

Curtindo até aqui? Se você quiser aprender mais sobre como criar e formatar gráficos no Power BI não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI!

 

Para criar e ordenar o gráfico de colunas vá até “Modo de exibição de tabelas”, para acessar sua base de dados.

 

 

Ao acessar a base de dados, podemos notar que a coluna “Nome do Dia” não está ordenada corretamente, pois seus dias estão embaralhados aleatoriamente.

 

Para resolver isto, basta clicar sobre a coluna “Nome do Dia”, em seguida em “Classificar por coluna” e selecionar “Nome do dia”. Após fazer isso, os dias da semana serão organizados corretamente na coluna.

 

 

Com os dados organizados corretamente em nossa base, podemos montar o gráfico de colunas. E para isso, devemos acessar a aba “Exibição de Relatório”.

 

 

No canto direito da aba “Exibição de relatório”, vá até “Criar visual” e selecione o “Gráfico de colunas clusterizado”, esse visual que nos permitirá criar nosso gráfico de colunas organizado por dias da semana.

 

 

Ao selecionar “Gráfico de colunas clusterizado”, o visual será implantado na tela do seu Power BI, porém, sem a devidas informações contidas em nossa base de dados.

 

 

Para inserir as informações no gráfico, volte aos “Dados”, no canto direito da tela do seu Power BI, e arraste “Nome do Dia” para o “Eixo X” e “Σ Valor” para o “Eixo Y”.

Ao fazer isso estaremos dizendo ao Power BI onde queremos que essas informações fiquem localizadas no gráfico.

 

 

E Prontinho! Seu gráfico de colunas organizado por dias da semana estará formatado!

 

 

Resumo do Aprendizado

 

Os gráficos de coluna organizados por dias da semana no Power BI são muito úteis para identificar padrões e tendências semanais, facilitando a tomada de decisões estratégicas e o planejamento de recursos. Esses gráficos permitem comparar o desempenho diário, identificar variações significativas e acompanhar metas, tornando-os essenciais para análises temporais e otimização das operações empresariais. Caso você tenha mais interesse em aprender sobre esse recurso do Power BI, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:

 

 

 

Curtiu o conteúdo? Não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI e aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre essa ferramenta tanto cresce no Brasil e no mundo. Se destacar é sempre bom, né? Estamos ansiosos para te ver lá!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress