Já precisou calcular a diferença entre datas no Excel? Em algum momento, você provavelmente se deparou com a necessidade de fazer esses cálculos, como determinar o período entre o início e o fim de um projeto, ou entre a data de contratação e a rescisão de um contrato. No artigo de hoje, vamos mostrar como simplificar esses cálculos usando a função DATADIF no Excel. Se preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:
Pode até parecer bobo usar uma função para fazer cálculos de diferença, afinal é pra isso que serve a operação de subtração, não é mesmo? Mas nesse artigo vamos te mostrar as diversas funcionalidades da função DATADIF e como ela pode deixar suas análises mais fluidas e dinâmicas.
Função =DATADIF
A função DATADIF é uma fórmula escondida dentro do Excel, ela é usada para calcular a diferença entre duas datas, retornando o valor em dias, meses ou anos. Embora não seja uma função oficialmente documentada no Excel, ela é muito útil em cálculos de tempo, pois ela realiza cálculos com bastante precisão.
A sintaxe da função DATADIF é:
=DATADIF(data_inicial, data_final, unidade)
OBS: Como a DATADIF é uma função escondida dentro do Excel, o programa não exibe as sugestões de argumentos, então, preste atenção nessa sintaxe para que você consiga realizar esses cálculos de forma correta!
A função é formada pelos seguintes argumentos:
- Data_inicial: A data de início do período.
- Data_final: A data de término do período.
- Unidade: Um texto que especifica a unidade de medida para o resultado, como:
- “Y”: para o número de anos completos entre as duas datas.
- “M”: para o número de meses completos entre as duas datas.
- “D”: para o número de dias entre as duas datas.
- “MD”: para o número de dias entre as duas datas, ignorando os meses e anos completos.
- “YM”: para o número de meses entre as duas datas, ignorando os dias e anos completos.
- “YD”: para o número de dias entre as duas datas, ignorando os anos completos.
A função DATADIF, observando-a de início, pode parecer um pouco confusa. Adicionar letras para que a função nos retorne dias, meses, anos pode nos confundir. Para que você entenda com mais facilidade, vamos ver como ela funciona em um exemplo prático?
Curtindo esse artigo? Inicie hoje no Excel para aprender ainda mais sobre fórmulas, funções, operações e muito mais! Acesse nosso Minicurso Gratuito de Excel e comece na ferramenta mais requisitada do mercado de trabalho!
Como vamos fazer isso?
Neste exemplo, vamos utilizar uma tabela com informações sobre o início e o término de algumas situações. Usando a função DATADIF, descobriremos a diferença em dias, meses e anos entre essas datas.
A função DATADIF, diferente das outras funções, não inicia automaticamente quando digitamos a fórmula e clicamos na tecla TAB. Para iniciar a função DATADIF é necessário digitá-la dessa maneira:
“=datadif(”
Digitando o parêntese junto a fórmula ela iniciará, assim como quando clicamos na tecla TAB.
Como dissemos anteriormente, a função não nos mostra as dicas de argumentos, assim como mostra na imagem, logo, para realizarmos a função é necessário lembrar seus argumentos.
=DATADIF(data_inicial ; data_final ; unidade)
Para realizar o primeiro cálculo da tabela para descobrir quantos dias há entre a “Data Começo” e a “Data Término” basta seguirmos exatamente como a fórmula nos mostra.
=DATADIF(16/03/2023 ; 11/09/2023 ; “d”)
Na teoria, a função ficaria exatamente assim. Porém, como estamos trabalhando com o Excel, não precisamos digitar data por data, basta selecionar a célula em que cada data está inserida, dessa maneira.
- Data_inicial: Célula A2
- Data_final: Célula B2
- Unidade: “d”, como a tabela nos pede a diferença de dados em dias usaremos a unidade “d” para que o Excel nos retorne ao resultado desejado.
Ao fechar o parênteses e dar um enter, note, seu a função te dará o resultado desejado.
Para replicar a fórmula para as demais células da tabela, basta dar dois cliques, com seu mouse, sobre o canto inferior direito da célula que contém a função.
Pronto! O cálculo da coluna “Dias” está concluído. No entanto, a tabela também exige que calculemos meses e anos. Como podemos fazer isso?
Para calcular as colunas de “Meses” e “Anos” e muito simples. Basta apenas mudar um argumento, a “Unidade”.
Como queremos o cálculo em mês, basta colocar a unidade “m”.
Ao confirmar a função, ela nos trará os meses.
Para realizar o cálculo em anos, é da mesma maneira, basta colocar a unidade “y”.
Porém, fique atento! Se entre as datas de início e término não tiveram 365 dias completos a função nos retornará um “0”, pois não terá tido 1 ano completo entre as datas!
Prontinho!
Viu como essa função pode facilitar o seu dia a dia? Muitas pessoas não conhecem a DATADIF porque ela é uma função oculta no Excel. Por isso, acabam gastando mais tempo em suas análises ao fazer cálculos manuais para determinar o período entre as datas. Caso você tenha interesse em aprender sobre essa operação no Excel, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do YouTube.
Gostou desse artigo? Então não deixe de conferir o nosso Minicurso Gratuito de Excel para iniciar seus aprendizados nessa ferramenta tão preciosa e aprender o básico que você precisa para se destacar no mercado de trabalho!
Esperamos que tenha feito sentido pra você!
Um abraço!
Equipe Atuar