Separando textos CSV em colunas

Já importou dados de um arquivo CSV para o Excel e, ao abrir, o conteúdo estava desse jeito? Então este artigo é para você!

 

Caso prefira um conteúdo mais detalhado, você também pode aprender sobre o assunto em formato de vídeo:

 

 

Sabemos que existem várias formas de inserir textos no Excel e o formato CSV é uma delas. No entanto, a importação de arquivos CSV funciona de maneira um pouco diferente, o que pode gerar confusão para quem não está familiarizado com o processo de organização dos dados.

 

Felizmente, o Excel oferece recursos que facilitam essa organização, evitando que você precise separar manualmente o texto em colunas, resultando em uma planilha bem estruturada e organizada.

 

Mas como podemos fazer isso?

Para organizar melhor nossos dados, é importante primeiro entender a diferença de um arquivo CSV para um arquivo do Excel, e por que ele funciona de maneira diferente.

 

Abaixo, você verá dois arquivos que parecem semelhantes à primeira vista, mas que possuem formatos diferentes: um é uma “Planilha do Microsoft Excel” e o outro é um “Arquivo de valores separados por vírgulas do Microsoft Excel”.

 

Embora pareçam semelhantes, o “Arquivo de valores separados por vírgulas” é um formato diferente, onde os dados estão dispostos de forma mais compacta. Esse tipo de arquivo é amplamente utilizado em plataformas, softwares e, principalmente, quando diferentes departamentos precisam exportar dados para outros setores, devido à sua simplicidade e eficiência na transferência de informações.

 

Agora que você entende como funciona um arquivo CSV, vamos aprender a transformá-lo em uma planilha do Excel.

 

Ao abrir o arquivo, você notará que, ao selecionar qualquer célula na coluna A, todas as informações que deveriam estar distribuídas em diferentes colunas aparecem concentradas em uma única célula.

 

Para separar essas informações corretamente nas colunas, selecione a coluna onde está concentrada todos os dados, nesse caso, a coluna A.

 

Ao selecioná-la, vá até a guia dados e clique em “Texto para Colunas”.

 

 

Curtindo esse artigo? Inicie hoje no Excel para aprender ainda mais sobre fórmulas, funções, operações e muito mais! Acesse nosso Minicurso Gratuito de Excel e comece na ferramenta mais requisitada do mercado de trabalho!

 

 

Depois de clicar em “Texto para Colunas”, o Excel abrirá o “Assistente para conversão de texto em colunas”, e é a partir dele que vamos configurar nosso texto separando-o em colunas.

 

Em “Escolha o tipo de campo que melhor descreva seus dados”, selecione “Delimitado”. Ao fazer isso, você estará informando ao Excel que os dados do arquivo CSV estão separados por um caractere e que deseja usar essa separação como referência para organizar as informações. Feito isso, clique em “Avançar”.

 

Ao clicar em “Avançar”, o “Assistente para Conversão” te levaram para outra tela onde você poderá definir os delimitadores contidos em seus dados.

 

Na divisão “Delimitadores”, assim como mostra na imagem, selecione qual o tipo de delimitador que separa seu texto, no nosso caso, o ponto e vírgula.

 

Após selecioná-lo, note que a visualização de dados já altera e os textos já ficam previamente separado por colunas. Feito isso, clique em “Avançar”, novamente.

 

Na última etapa, você verá uma tela para formatar seu texto, mas essa interface oferece opções limitadas. Por isso, recomendamos que as edições sejam feitas diretamente no Excel. Para finalizar o processo, basta clicar em “Concluir”.

 

E prontinho! Todo o seu texto estará divido corretamente por colunas!

 

Se você quiser organizar ainda mais sua tabela, centralizando o texto, adicionando filtros, colorindo as células e muito mais, clique aqui para aprender a formatar sua planilha como uma tabela e deixar seus dados ainda mais organizados!

 

Resumo do Aprendizado

Notou como as informações passaram de um arquivo desorganizado para um arquivo bem estruturado em apenas alguns minutos? Isso torna a sua análise dos dados muito mais rápida e eficiente. Caso você tenha interesse em aprender sobre esse recurso no Excel de uma forma mais visual, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do YouTube.

 

Gostou desse artigo? Então não deixe de conferir o nosso Minicurso Gratuito de Excel para iniciar seus aprendizados nessa ferramenta tão preciosa e aprender o básico que você precisa para se destacar no mercado de trabalho!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

 

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress