Como remover dados repetidos com a função ÚNICO no Excel

Sua base possui dados repetidos, assim como mostra na imagem abaixo? Então esse artigo é pra você!

 

Caso prefira um conteúdo mais detalhado, você também pode aprender sobre o assunto em formato de vídeo:

 

 

Muitas vezes, no dia a dia do mercado de trabalho, nos deparamos com planilhas bagunçadas, com dados repetidos, que não tornam nada fáceis nossas análises, não é mesmo? Pensando nesse problema, o Excel liberou uma nova função, liberada apenas no Office 365, que pode nos ajudar a organizar nossas planilhas sem que haja repetição indesejada de dados.

 

Atenção! Essa é uma função disponível apenas no Office 365, então fique atento! Se você digitar “=único” e a fórmula não aparecer, é porque ela não está disponível para você!

 

Função Único

 

A função “=ÚNICO” no Excel é usada para retornar uma lista de valores únicos de um intervalo ou matriz. Ao usar essa função, você pode extrair uma lista de valores sem duplicatas de um conjunto de dados, facilitando a análise e a organização das informações.

 

Sua sintaxe é composta pelos seguintes argumentos:

=ÚNICO(matriz; [por_coluna]; [exatamente_uma_vez])

 

  1. matriz: O intervalo de dados ou matriz de onde você deseja extrair os valores únicos.
  2. por_coluna (opcional): Um valor lógico (VERDADEIRO ou FALSO) que determina se os valores únicos são extraídos por coluna ou por linha. O padrão é FALSO (por linha).
  3. exatamente_uma_vez (opcional): Um valor lógico que indica se a função deve retornar apenas os valores que aparecem exatamente uma vez. O padrão é FALSO.

 

OBS: Para facilitar o aprendizado de quem está tendo seu primeiro contato com essa função, nesse artigo usaremos apenas o argumento obrigatório da função!

 

Embora essa função seja relativamente nova no Excel, ela é mais fácil de usar do que muitas fórmulas do dia a dia, e você consegue aplicá-la de maneira super rápida. Vamos ver como podemos utilizá-la em um exemplo prático?

 

 

Curtindo esse post? Para você que quer iniciar no Excel e aprender sobre fórmulas, funções, operações e muito mais, acesse nosso Minicurso Gratuito de Excel e comece hoje na ferramenta!

 

 

Como podemos fazer isso?

 

Para que você entenda com mais facilidade como essa fórmula funciona, trouxemos aqui uma tabela, onde contém duas colunas iniciais: “Nome do Cliente” e “Produto Comprado”. E duas colunas que usaremos para realizar a função “=Único”: A Coluna “Clientes” e a “Produto”.

 

Como você pode observar, as duas colunas iniciais, tanto a “Nome do Cliente” quanto a “Produto Comprado”, possuem dados repetidos. A função único nos ajudará a retornar somente as um valor de cada célula. Dá uma olhada!

 

Iremos utilizar as colunas vazias “Clientes” e “Produto” para utilizar a função “=único”. Portanto, clique sobre a primeira célula da coluna “Clientes” e digite “=único” e dê um TAB no seu teclado.

 

Ao fazer isso, o único argumento que usaremos é a “Matriz”, logo, selecione toda a coluna inicial de clientes, feche o parêntese da fórmula e dê um Enter.

 

E pronto! Todos os valores serão únicos em uma só coluna, sem que haja repetição.

 

Na coluna de “Produtos” repetiremos o mesmo processo da coluna de “Clientes” e a função nos retornará somente os valores exclusivos de cada um dos produtos.

 

Algumas características da função “=único” que são legais para que você, analista, saiba:

1.Quando selecionamos a célula onde a função foi escrita, a fórmula aprece na parte superior do Excel, na barra de fórmulas.

 

Porém, quando passamos para a célula de baixo (onde a função também está presente), a fórmula fica impossibilitada de ser editada, justamente por ela ter sido iniciada na primeira célula.

 

2.Caso você deseje deletar algum nome da coluna de onde você inseriu a função “=único” o Excel não deixará. Ele só permitirá que você a primeira célula, ocasionando também a exclusão das demais. Esse recurso é chamado de despejo, onde a função é inserida na primeira célula e depois é despejada para as demais, criando assim, uma certa dependência da célula inicial.

 

3.Se você precisar mudar alguma informação na base inicial, como por exemplo, trocar o nome “Ana Santos” por “Caio Paixão”, o valor também se alterará na coluna onde a fórmula “=único” está inserido.

 

Resumo do Aprendizado

 

A função “=único” pode ser uma grande facilitadora no dia a dia das suas análises tornando-o muito mais prático, para que você não tenha mais problemas dados repetidos nas suas bases. Caso você tenha interesse em aprender sobre essa operação no Excel, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do YouTube.

 

Curtiu esse artigo? Então não deixe de conferir o nosso Minicurso Gratuito de Excel, com ele você vai iniciar seus aprendizados nessa ferramenta tão preciosa e aprender o básico que você precisa para se destacar no mercado de trabalho!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress