Títulos dinâmicos em gráficos no Power BI

Já experimentou fazer títulos dinâmicos nos seus gráficos dentro do Power BI? Títulos dinâmicos em gráficos são títulos que podem ser alterados dinamicamente com base nos dados ou em parâmetros específicos definidos pelos usuários. No artigo de hoje vamos te mostrar como fazer isso de uma maneira super fácil! Se preferir, também pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo:

 

 

Pode parecer bobo, mas os títulos dinâmicos são uma ótima pedida quando se trata de chamar atenção visualmente de quem está visualizando seus dashboards. Eles não apenas fornecem contexto relevante e específico, como também permitem uma personalização que torna a experiência do usuário mais interativa e envolvente.

 

Títulos Dinâmicos

Títulos dinâmicos em gráficos no Power BI são títulos que mudam automaticamente com base em condições específicas, como filtros, segmentações, ou outras variáveis dentro do relatório. Em vez de ser um título estático, um título dinâmico reflete o contexto atual do visual, permitindo que o usuário veja imediatamente qual dado está sendo apresentado.

 

Os títulos dinâmicos oferecem vários benefícios significativos, como a clareza, que permite que os usuários compreendam rapidamente o que está sendo visualizado sem precisar investigar muito. Além disso, eles proporcionam uma experiência personalizada, adaptando-se automaticamente às escolhas feitas pelo usuário, o que melhora a navegação e interatividade no dashboard.

 

Em ambientes complexos, esses títulos evitam confusões, assegurando que os usuários saibam exatamente qual conjunto de dados está sendo analisado, tornando os relatórios mais informativos e eficientes.

 

 

Curtindo até aqui? Se você quiser aprender mais sobre como criar e formatar gráficos no Power BI não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI!

 

 

Mas como vamos fazer isso?

Para iniciar a criação dos títulos dinâmicos, primeiro é necessário que você importe sua base de dados em Excel para dentro do Power BI. Caso você não saiba como importar arquivos para dentro da ferramenta, clique aqui e aprenda como adicionar diversos tipos de arquivos para dentro do seu Power BI.

 

Ao importar sua planilha para o Power BI, ela abrirá diretamente no Power Query. O Power Query é o editor de dados do Power BI, que permite importar, limpar, transformar e carregar dados de uma ampla variedade de fontes. Através dele, vamos conferir se todos os dados estão corretos e se não há nenhuma linha ou coluna em branco.

 

Após conferir, clique em “Fechar e Aplicar”, assim como mostra na imagem, para abrir o arquivo no Power BI.

 

 

Para criar títulos dinâmicos no Power BI, o primeiro passo é montar um gráfico utilizando as informações da base de dados que foi importada. Para isso, vá até a seção “Criar Visual” e selecione a quarta opção de gráfico, que é o “Gráfico de colunas clusterizado”.

 

Após selecioná-lo, Power BI criará um visual, porém ele ainda precisará ser preenchido.

 

Para transformá-lo em um gráfico de fato, na aba “Dados”, arraste a coluna de “Produtos” para o “Eixo X” e a coluna de “Σ  Valor” para o “Eixo Y”.

 

Note que, após arrastar as colunas até os eixos, o gráfico já se forma.

 

Como você pode ver, o Power BI gerou um gráfico com as informações sobre os tipos de cortes de cabelo e seus respectivos valores, conforme estavam na tabela. No entanto, se você voltar a planilha inicial, vai notar que ela também inclui as unidades onde esses cortes foram realizados. Para organizar melhor essa visualização, vamos criar uma segmentação de dados, de modo que, toda vez que selecionarmos uma unidade, o título do gráfico também se ajuste automaticamente!

 

Para criar uma segmentação de dados, vá até “Criar Visual”, novamente, e clique no ícone de Segmentação de dados.

 

Após selecioná-lo, Power BI criará o visual, porém ele ainda precisará ser preenchido.

 

Para transformá-lo em uma segmentação de fato, vá até a aba “Dados”, arraste a coluna de “Unidades” para o “Campo”.

 

Note que, após arrastar a “Unidade” até o “Campo”, a segmentação já se forma.

 

A segmentação de dados vai nos ajudar a filtrar o gráfico com base nas unidades disponíveis. No entanto, para que o título do gráfico mude automaticamente sempre que filtrarmos uma unidade diferente, precisaremos criar uma nova medida. Se liga só!

 

Na aba “Dados”, clique na tabela “fVendas”.

 

Após clicar em “fVendas”, o Power BI abrirá a guia “Ferramentas de Tabela”. Nessa guia, você encontrará a opção “Nova Medida”; é essa opção que devemos selecionar.

 

Após clicar em “Nova Medida”, a renomeie.

 

Depois de renomear você deve escrever o título que seu gráfico terá. No nosso caso, “Distribuição das vendas por produto – Franquia:”.

 

Após escrever o título, nós vamos concatená-lo, usando um “&”, com a função “SELECTEDVALUE”, dessa maneira:

 

A “SELECTEDVALUE” é uma função DAX que retorna o valor selecionado de uma coluna específica em um contexto de filtro. Logo, se estamos nos referindo a segmentação de dados da coluna de unidades, vamos selecionar a “fVendas[unidade]”.

 

A função “SELECTEDVALUE” permite criar títulos dinâmicos mesmo quando nenhuma unidade está selecionada. Isso é possível devido ao argumento “[AlternateResult]”, que nos permite definir um título personalizado para o caso em que não há nenhuma seleção. Assim, você pode garantir que o título sempre forneça informações úteis, independentemente da seleção feita.

 

Logo, para preencher esse argumento basta complementá-lo com o texto da sua preferência. Nesse caso, “Todas as Lojas”.

 

Tendo finalizado a Medida, basta clicar no “Enter” do seu teclado para confirmá-la.

 

Após confirmá-la, note que uma nova medida se formará.

 

Para adicionar o título dinâmico de vez, clique no gráfico e vá até “Formatar visual”, “Geral” e clique “Título”.

 

Após clicar em “Título”, clique “Formatação condicional”.

 

Na aba de “Formatação condicional”, configure desta maneira, e dê um “OK”.

 

E pronto! Seu Título Dinâmico estará configurado!

 

Resumo do Aprendizado

O título dinâmico no Power BI é um recurso que ajusta automaticamente o título de um gráfico ou visual com base nos filtros ou seleções feitas pelo usuário. Isso proporciona clareza e contexto imediato sobre os dados exibidos, tornando o relatório mais interativo facilitando a visualização dos seus dashs. Caso você tenha mais interesse em aprender sobre esse recurso do Power BI, você também pode assistir ao vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube:

 

 

Curtiu o conteúdo? Não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI e aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre essa ferramenta tanto cresce no Brasil e no mundo. Se destacar é sempre bom, né? Estamos ansiosos para te ver lá!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

 

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress