Troquei minha base de lugar: COMO RESOLVER?

Moveu sua base de lugar no computador e essa mensagem está aparecendo no seu Power BI? Então este artigo é pra você!

 

 

Caso prefira um conteúdo mais detalhado, você também pode aprender sobre o assunto em formato de vídeo:

 

 

 

Não está conseguindo localizar seus arquivos importados dentro do Power BI? Atualizou sua base e ela está dando erro? Esses bugs são muito comuns quando alteramos o local dos nossos arquivos fora do Power BI. Pensando em solucionar este problema para que nunca mais você passe sufoco nessas horas, vamos te mostrar como encontrar e localizar esses arquivos.

 

É muito comum que no processo de importação, organização e manutenção de uma base no Power BI os arquivos base tendem a dar um certo erro, quando alterados fora da ferramenta. Isso acontece porque, muitas vezes, temos que mudar nosso arquivo base de lugar, seja trocando-o de local no computador, adicionando-o a uma nova pasta ou até retirando ele de seu lugar original.

 

Base não encontrada, o que fazer?

 

Para que possamos te ajudar com este problema é necessário que você já tenha uma base estruturada e importada para dentro do Power BI. Caso você não saiba como importar arquivos para dentro da ferramenta, clique aqui, para aprender como adicionar diversos tipos de arquivos para dentro do seu Power BI.

 

Neste exemplo, vamos usar uma planilha de vendas do Excel que importamos para dentro do Power BI.

 

Importando esta planilha para dentro da ferramenta, ela ficará diretamente linkada ao seu local de origem computador. Sempre que importamos arquivos para dentro do Power BI, ele cria uma conexão com o local de origem do arquivo, portando, se esta conexão é desfeita o arquivo ficará comprometido.

 

Suponhamos que, após uma organização em pastas de trabalho no seu computador, você tenha movido este arquivo para uma pasta somente de análises, transferindo-o de sua pasta de origem. Ao realizar essa mudança de local, o Power BI entende como se o arquivo tivesse sido excluído de sua pasta original, logo, em atualizações de dados na ferramenta o arquivo tende a dar erro.

 

Curtindo até aqui? Se você quiser aprender mais afundo sobre como inserir dados e quais tipos de dados inserir nos seus dashboards não deixe de conferir nosso Minicurso Gratuito de Power BI!

 

Mas como podemos resolver isso?

 

Para que a base de dados inserida ao Power BI volte sem mais erros, é muito simples, se liga:

 

Na página inicial do seu Power BI, vá até “Transformar dados” e clique em “Configurações da fonte de dados”.

 

A função “Configurações da fonte de dados” nos permitirá visualizar onde estão localizados todos os dados inseridos no Power BI. Como queremos modificar o local de origem de um arquivo já inserido, devemos selecionar o local anterior, onde ele se encontrava, e clicar em “Alterar Fonte…”

 

Ao clicar em “Alterar fonte” o Power BI nos pergunta como queremos abrir esse arquivo.

Atenção! Neste artigo estamos usando como arquivo base uma planilha no Excel, mas caso você queira encontrar outros tipos de arquivo, basta selecionar qual o tipo do seu arquivo em “Abrir arquivo como”, assim como mostra a imagem.

Com a “Pasta de Trabalho do Excel” selecionada, clique em procurar.

 

Selecione o arquivo em sua nova pasta e clique em abrir, para mudar a localização em seu Power BI.

 

Em seguida clique em “OK” para confirmar suas novas configurações.

 

E feche as “Configurações da fonte de dados”.

 

Atualize sua base de dados e pronto! O caminho de conexão entre o Power BI e o seu computador estará atualizado!

 

Resumo do Aprendizado:

 

É muito importante que, quando você construa um dashboard no Power BI, você saiba exatamente o caminho dos arquivos inseridos dentro dos seus projetos, e de preferência deixe ele sempre fixo em um local do seu computador. O Ideal é que o seu arquivo permaneça sempre na mesma pasta, porém, se alguém alterá-lo de lugar, você já saberá como fazer para atualizar seu caminho no Power BI. Se você se interessou e quer se aprofundar mais sobre esse assunto, você também pode assistir ao vídeo completo sobre ele no nosso canal do Youtube:

 

 

 

Se o conteúdo despertou seu interesse, não perca tempo e inscreva-se no nosso Minicurso Gratuito de Power BI. Aprenda mais sobre essa ferramenta fundamental para suas análises! Estamos esperando por você!

 

Esperamos que tenha feito sentido pra você!

Um abraço!

 

Equipe Atuar

Compartilhar

Artigos relacionados

plugins premium WordPress